terça-feira, 25 de outubro de 2011

12 países estão no Brasil para aprender a evitar desperdícios e reaproveitar alimentos




Portal Brasil

TIMOR-LESTE E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE FAZEM PARTE DO GRUPO

O curso Cozinha Brasil reúne representantes de 12 países até sexta-feira (28) na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). O programa Cozinha Brasil busca evitar o desperdício por meio do reaproveitamento dos alimentos. O evento é uma parceria do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Os países participantes do curso são o Egito, Belize, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Tanzânia, Honduras, Ilhas Fiji, México, Burundi, São Burundi, São Cristóvão e Nevis, Granada e Sri-Lanka.

“A ideia principal do programa é a transferência da tecnologia alimentar. O desperdício pode suprir a carência alimentar e pretendemos passar isso para os representantes dos países convidados”, disse o superintendente regional do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), Adonias Santiago.

No Brasil, quase 1 milhão de pessoas já foram beneficiadas pelo programa Cozinha Brasil, que ensina como transformar talos de folhosos, cascas de frutas e legumes, que comumente são desperdiçadas, em novos e nutritivos pratos. Além da redução de desperdício, os novos hábitos proporcionam redução de gastos. O programa trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não governamentais.

O curso de transferência de tecnologia para representantes de outros países é resultado da apresentação do programa, durante o Seminário Cooperação Técnica Brasileira: Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas, realizado este ano pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), na Itália.


Sem comentários:

Mais lidas da semana