terça-feira, 25 de outubro de 2011

Angola: Parlamento deve aprovar hoje na generalidade pacote legislativo eleitoral





A Assembleia Nacional de Angola deverá apreciar e aprovar, hoje, na generalidade, o pacote legislativo eleitoral.

Deste pacote legislativo fazem parte os projetos de Lei de revisão da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, o de revisão da lei do Registo Eleitoral e o de revisão da Lei de Observação Eleitoral.

O Parlamento angolano já tinha aprovado, em agosto passado, o projeto de resolução do pacote legislativo eleitoral, com 157 votos a favor, nenhum contra e as abstenções da FNLA e do PRS.

Mas a sessão na qual foi aprovado o projeto de resolução – as linhas mestras para a discussão na especialidade dos diplomas legislativos eleitorais – ficou marcada pelo abandono da sala do maior partido da oposição angolana, a UNITA.

Na declaração política feita na altura, o líder da bancada parlamentar da UNITA, Gabriel Samy, justificou a atitude do grupo com o facto de o relatório parecer sobre a resolução fazer menção não ao pacote legislativo eleitoral, mas à denominação dada pelas propostas do MPLA, o que indiciava “claramente” a vontade deste partido em “desrespeitar as normas constitucionais”.

A UNITA disse ainda que o projeto pecava por não incluir “os princípios estruturantes concretizadores da organização de processos eleitorais”.

O MPLA, na apresentação do projeto de resolução do pacote legislativo referiu que este tinha como principal objetivo proceder ao ajustamento, “com urgência”, da legislação eleitoral à recente Constituição de Angola, aprovada no princípio deste ano.

Segundo o MPLA, no referido documento tinham sido adotados os consensos a que chegaram todos os grupos parlamentares.

Fonte: Sapo Notícias / Lusa – Foto DR

Sem comentários:

Mais lidas da semana