terça-feira, 25 de outubro de 2011

PASSOS COELHO NO BRASIL PARA DISCUTIR PRIVATIZAÇÕES COM DILMA




Francisco Teixeira e Ana Maria Gonçalves - Económico

Venda de empresas estratégicas estará na agenda do encontro da próxima quinta-feira.

Passos Coelho vai encontrar-se com a presidente brasileira, Dilma Rouseff, na próxima quinta-feira, em Brasília, com as privatizações portuguesas na agenda.

O primeiro-ministro aproveitará a deslocação para a cimeira latino-americana, que se realiza no Paraguai, e fará uma visita de Estado relâmpago ao Brasil. Em cima da mesa dos dois líderes estarão as privatizações que Portugal está, neste momento, a realizar, nomeadamente o caso da EDP, que suscitou o interesse de duas empresas brasileiras - num total de seis concorrentes que já entregaram as suas propostas à Parpública. O Diário Económico sabe que dentro de poucos dias o Governo decidirá quais os concorrentes que passarão à segunda fase, a partir da qual terão acesso ao caderno de encargos.

O interesse dos brasileiros por esta nova onda de privatizações em Portugal tem sido publicitado por empresas e políticos e é visto dentro do Governo como uma boa solução para o reforço do capital de empresas consideradas estratégicas. Além das estreitas relações políticas, culturais, históricas e empresariais, existe a convicção de que os brasileiros são investidores que procuram, em Portugal, uma permanência de médio e longo prazo e não apenas um bom negócio de circunstância.

Sem comentários:

Mais lidas da semana