terça-feira, 25 de outubro de 2011

Guiné-Bissau: Ban Ki-moon aplaude “reformas corajosas” e pede apoio internacional




JORNAL IMPRESSO

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, aplaude os esforços das autoridades da Guiné-Bissau na reforma “corajosa” do Estado e do aparelho de Defesa e Segurança, e apela à manutenção do apoio internacional ao país.

“Enquanto as autoridades nacionais lutam por manter o rumo destas reformas corajosas, apelo aos parceiros nacionais e internacionais da Guiné-Bissau para que continuem a dar o seu apoio e a disponibilizar os recursos financeiros e materiais necessários”, refere o secretário-geral da ONU no seu último relatório sobre o país.

No relatório a que a Lusa teve acesso, Ban Ki-moon apela em particular ao cumprimento das promessas de financiamento do programa de reforma do aparelho de Segurança e Defesa, considerado essencial para a estabilização do país, dado o peso dos militares na vida guineense.

Sublinha ainda os passos dados pelas autoridades para finalizar a desmobilização e reintegração de militares e polícias destinados à reforma.

Um “sinal da disponibilidade do país para rapidamente pôr em marcha o processo de implementação da reforma da Defesa e Segurança”, refere, é uma contribuição de 200 mil dólares para o fundo que vai financiar o processo, a par da promessa de aumentar a contribuição até final de 2011.

Também a inauguração da primeira “esquadra modelo” da polícia guineense, com apoio da ONU, é “outra demonstração concreta de vontade nacional de acelerar a restauração da autoridade do Estado e restabelecer condições de segurança adequadas para a população”, adianta Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU deixa ainda aplausos à implementação das reformas das finanças e administração pública nos últimos três anos, que estão a “ter resultados tangíveis”, em particular a capacidade de o Governo depender cada vez mais em recursos domésticos para pagar salários e investir no desenvolvimento e prestação de serviços sociais.

“Apelo ao Governo para perseverar e consolidar estes ganhos, enquanto se começa a focar noutros grandes desafios ligados a reformas nos setores de Defesa e Segurança e a esforços para criar um ambiente fomentador do desenvolvimento do setor privado”, adianta Ban Ki-moon.

Salienta também a conclusão da nova estratégia das autoridades para redução da pobreza no país, e sublinha a necessidade da realização de uma mesa redonda de doadores para assegurar o necessário financiamento.

Para o secretário-geral da ONU, a Conferência Nacional para a Paz na Guiné-Bissau é “uma oportunidade histórica e na hora certa para os guineenses virarem a página e entrarem num processo irreversível que deixe para trás a morte, destruição e divisões do passado e abra caminho a um futuro mais auspicioso”.

“É altura de focar no que une, não no que divide as pessoas e a sua sociedade, porque só trabalhando juntos os guineenses vão alcançar a estabilidade a longo prazo, que é indispensável para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria urgente das condições de vida da população”, adianta.

Sobre o tráfico internacional de droga, Ban Ki-moon defende que as autoridades nacionais devem aumentar os seus esforços.

Deixa ainda um apelo à comunidade internacional para que apoie o Governo de Bissau, particularmente em termos logísticos.

Fonte: Sapo Notícias / Lusa – Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana