terça-feira, 25 de outubro de 2011

MOÇAMBIQUE É A NOVA APOSTA DAS EMPRESAS PORTUGUESAS




Margarida Peixoto - Económico

Em quatro anos, o número de exportadoras nacionais a vender para o mercado moçambicano cresceu 32%.

Moçambique é a nova aposta das empresas portuguesas. Com um mercado interno em marcha-atrás, os empresários nacionais olham cada vez mais para o exterior e a economia moçambicana não pára de lhes piscar o olho. A Galp foi a última empresa a descobrir um tesouro, mas está longe de ser a única. Em quatro anos, o número de exportadoras nacionais a vender para Moçambique aumentou 32%.

Galp, Pestana, Cimpor, Edifer - estas são só alguns dos milhares de empresas que vendem bens e serviços de Portugal para Moçambique. Os dados mais recentes - que se referem a 2010 - mostram que há 1.520 empresas nacionais a vender para o mercado moçambicano.

Com uma economia a crescer 7,25% este ano e a acelerar para os 8% no médio prazo - de acordo com as estimativas do Fundo Monetário Internacional - Moçambique é um mercado cada vez mais apetitoso para os empresários nacionais. A justificar este crescimento estão "os mega-projectos" previstos para a região, conforme frisa o FMI.

Sem comentários:

Mais lidas da semana