sábado, 1 de dezembro de 2012

EVENTO MUSICAL ALERTA JOVENS MOÇAMBICANOS PARA O HIV/SIDA

 
ENYP – JMR - Lusa
 
Maputo, 01 dez (Lusa) - A capital de Moçambique, Maputo, assinala hoje o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, com o evento ZERO-HIV que procura, através da música, alertar os jovens para a pandemia que afeta mais de um milhão de moçambicanos.
 
"A ideia é promover uma causa social através da música, que está muito interligada com os jovens, que são dos principais grupos de risco na questão do HIV em Moçambique", disse à agência Lusa, Maria Quadros, da organização do evento.
 
Com uma programação que pretende ser apelativa para "diversos gostos musicais", o ZERO-HIV traz pela primeira vez a Moçambique a brasileira Flora Matos, "artista revelação do Hip-hop brasileiro".
 
O "rapper" Azagaya, os Napalma, que apresentam sonoridades electrónicas, e os Gran´Mah, "primeira banda moçambicana de World Music", serão os artistas moçambicanos em destaque.
 
"Os eventos culturais são uma forma mais concreta de chamar a atenção do público, porque a comunicação das Organizações Não Governamentais nem sempre é a mais apelativa" disse a promotora, referindo-se à atuação das ONG de combate ao HIV/sida em Moçambique.
 
Contando com o apoio da organização Médicos Sem Fronteiras, que vai fornecer material informativo, como vídeos, com testemunhos de pessoas que vivem com HIV, a organização espera que o evento evolua para se tornar um festival no próximo ano.
 
O ZERO-HIV arranca hoje, num espaço noturno de Maputo, prolongando-se noite dentro com a atuação de vários dj´s.
 
Segundo dados recentes do Ministério da Saúde de Moçambique, 1.451.809 moçambicanos vivem com HIV.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana