quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ACNUR tece críticas à Austrália por manter refugiados em condições degradantes

 


Sydney, Austrália, 27 nov (Lusa) -- O Governo australiano rejeitou hoje as críticas do Alto Comissariado da ONU para os refugiados (ACNUR) que classificou de inumanas e inseguras as condições nos centros de detenção de imigrantes que Camberra possui em Nauru, na Papua Nova Guiné.
 
O ministro australiano da Imigração, Scott Morrison, disse aos jornalistas em Sydney que o organismo da ONU "tem uma longa história de oposição à transmissão (dos pedidos de asilo) em países terceiros", noticiou a cadeia ABC.
 
O grupo de funcionários do ACNUR que visitou centros de detenção em Nauru e na ilha de Manus em outubro passado determinou que a detenção arbitrária, obrigatória e indefinida dos que pedem asilo é feita em condições inumanas e inseguras.
 
A situação tem um impacto profundo nos homens, mulheres e crianças alojados nesses centros e concretamente "constitui uma detenção obrigatória que não é compatível com as leis internacionais", disse terça-feira o representante regional do ACNUR, Richard Towle, em comunicado.
 
Para o ministro australiano, as críticas são "exageradas" e sublinhou que a transmissão dos pedidos de asilo em países terceiros está em "fase de transição" que irá melhorar nos próximos meses.
 
Já a senadora Sarah Hanson-Young, do Partido Verde, recordou, citada pelo diário "Sydney Morning Herald" que há oito mulheres grávidas a viverem em tendas no centro de detenção de Nauru e apelou para que seja evitado o envio de crianças e mulheres grávidas para esses locais.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana