quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PM australiano quer novo diálogo com Indonésia e normalização das relações

 


Sydney, Austrália, 27 nov (Lusa) - O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, propôs hoje um novo diálogo com a Indonésia em matéria de segurança numa tentativa de normalizar as relações afetadas pelos atos de espionagem ao Presidente Susilo Bambang Yudhoyono em 2009.
 
"O que quero ver no futuro é uma espécie de mesa redonda de segurança na qual sejamos mais abertos com a outra parte e na qual sejam construídas relações de confiança mais fortes", disse Abbott ao manifestar confiança no reforço da cooperação na luta contra o terrorismo e o tráfico de pessoas.
 
Sem confirmar se a Austrália espiou o chefe de Estado indonésio, Tony Abbott disse à imprensa australiana que as relações entre os dois países dependem muito da troca de informações e manifestou esperança em "aprofundar e alargar" a mesma nos próximos meses.
 
Com as declarações de hoje, Tony Abbott respondeu a Susilo Bambang Yudhoyono, que na terça-feira disse pretender da Austrália novos protocolos de conduta e códigos de ética em matéria de informações para normalizar as relações entre ambos os países.
 
A Indonésia suspendeu a 20 de novembro a cooperação militar e de luta contra a imigração ilegal com o Executivo de Camberra numa reação ao escândalo gerado pela imprensa australiana com a revelação dois dias antes de uma alegada espionagem às comunicações do Presidente indonésio, da sua mulher e de várias pessoas próximas.
 
JCS // PNE - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana