quarta-feira, 27 de novembro de 2013

UCRÂNIA ESPERA MELHORES CONDIÇÕES PARA ACORDO COM UE - presidente

 


A Ucrânia irá esperar por melhores condições antes de considerar uma eventual assinatura de um acordo de associação com a União Europeia (UE), disse hoje o Presidente ucraniano, Viktor Ianoukovitch.
 
"Assim que atingirmos um nível que seja confortável para nós, quando coincidir com os nossos interesses, quando concordarmos sobre as condições normais, então poderemos falar da assinatura" do documento, afirmou o chefe de Estado ucraniano, numa entrevista transmitida pelos canais de televisão do país.
 
"Quando isso acontecer -- em breve ou mais tarde -- iremos ver. Quero que seja o mais breve possível. Fizemos a nossa escolha, e não temos dúvidas, mas sobre as condições, é uma questão de princípio", referiu Viktor Ianoukovitch.
 
O Presidente ucraniano acusou a UE de usar esta oferta como um "rebuçado doce" para persuadir a Ucrânia a assinar um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), impondo uma subida dos preços do gás e do aquecimento para a população ucraniana e o congelamento dos salários e das pensões em troca de um empréstimo de 610 milhões de euros.
 
"Não seremos humilhados desta maneira. Somos um país sério, um país europeu (...). Nunca o aceitaria", sublinhou o líder ucraniano.
 
"Vamos fazer de tudo para que a Ucrânia fique mais forte economicamente, para que a vida das pessoas seja melhor, para que o país seja mais competitivo", reforçou.
 
Na semana passada, o governo da Ucrânia decidiu inesperadamente renunciar à assinatura de um acordo de associação e de um acordo de comércio livre com a UE.
 
A oposição acusou o governo de ter cedido à pressão da Rússia, que tinha claramente advertido Kiev das consequências comerciais de um acordo com a UE.
 
A assinatura estava prevista para a cimeira da Parceria Oriental da UE em Vilnius (Lituânia), prevista para quinta e sexta-feira.
 
A recusa das autoridades de Kiev gerou vários protestos pró-europeus, que degeneraram em confrontos.
 
Lusa – em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana