quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bissau: Deputados interpelam governo transição sobre alegada venda de passaportes

 


Bissau, 27/11 - Deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau interpelaram hoje o governo de transição sobre uma alegada venda de passaportes do país "em várias zonas do mundo", relatos que o executivo desmentiu.
 
Entre as perguntas dirigidas ao Governo, a questão da venda de passaportes acabou por dominar a sessão parlamentar, que deve continuar durante toda a semana.
 
O deputado Baltasar Cardoso, do Partido da Renovação Social (PRS), afirmou que passaportes diplomáticos da Guiné-Bissau "estão a ser vendidos" e que recentemente duas pessoas teriam sido apanhadas com estes documentos no Senegal.
 
O parlamentar apontou ainda relatos que indicam que os documentos estarão a ser vendidos igualmente na China.
 
Em resposta, o secretário de Estado das Comunidades (afecto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros), Idelfrides Fernandes, refutou as denúncias dos deputados, notando que os passaportes da Guiné-Bissau são agora emitidos de forma presencial em Bissau e em algumas embaixadas.
 
"A embaixada da Guiné-Bissau na China não tem a máquina de emissão de passaportes", observou Idelfrides Fernandes, para quem tudo o que se diz sobre a alegada venda "não passa de especulação da imprensa".
 
O deputado Amizade Fará Gomes, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), pediu a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva, para "um esclarecimento cabal" da situação.
 
Delfim da Silva está a participar em encontros na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e de lá deve seguir para Paris para uma reunião na UNESCO, juntamente com o primeiro-ministro de transição, Rui de Barros.
 
Um outro assunto que dominou a discussão parlamentar de hoje foi a alegada pesca ilegal por barcos ucranianos e marroquinos nas águas territoriais da Guiné-Bissau.
 
Segundo o deputado Baltasar Cardoso, mais de 30 barcos de empresas dos dois países estariam a pescar em águas territoriais guineenses "sem licença, apenas com meras autorizações".
 
Os deputados questionaram o governo sobre relatos da alegada actividade de barcos ucranianos e marroquinos com base apenas em autorizações emitidas pelo Ministério do Interior.
 
"Se isto for verdade, muita gente estará a cometer crimes graves contra este país", observou o deputado Baciro Djá da bancada do PAIGC.
 
Sem entrar em detalhes, o ministro das Pescas, Mário da Rosa, rejeitou as denúncias dos deputados, salientando o facto de a Guiné-Bissau ser "um país soberano" que pode atribuir licenças de pesca a quem entender.
 
Angop
 

3 comentários:

Anónimo disse...

QUEM MERECIA A PORRADA DOS MILITARES DA GUINE BISSAU E O SERIFO NHAMADJO O PRIMEIRO GOLPISTA E O SENHOR RUI DE BARROS O ESPANCAMENTO DE UM OUTRO GOLPISTA ORLANDO MENDES VIEGAS FOI UM AJUSTE CONTAS ENTRE ELE E O KUMBA YALA ISSO NAO E NADA AO MENOS VAI COMPREENDER MELHOR COMO E QUE FAZ O GOLPE MILITAR ESPERO QUE UM DIA SERA A VOLTA DO NHAMADJO ESPERO SINCERAMENTE ESTES BANDIDOS DEIXARAM A GUINE BISSAU NA DECADENCIA INFERNAL FOME A COLERA E LADROES DOS NOSSOS RECURSOS TODOS OS PAISES ESTAO AI PARA NOS ROUBAR O MINIMO QUE TEMOS TODOS OS PAISES ESTAO A AVANCAR ENQUANTO A GUINE ESTA ANDANDO PARA TRAS

Anónimo disse...

Devemos ter a corrageml de dizer nao a esse bando comandado pelo presidente general Antonio Intchale, Daba Na Walna e o porco Kumba Yala, tomamos exemplo do Mali o chefe de bandidos ja se encontra na prisao desde ontem espero que se terminara a sua vida na prisao foi nomeado o general de quatro estrelas como o nosso ditador AI. Foi nomeado a poucos meses assim impedindo a sua fuga para o estrangeiro estava muito confiante e arogante em si e nen respondia aos tribunais mas ontem chegou o dia, viva o governo Maliano coragem e boa continuaçao para o progresso do pais. Eperamos a mesma historia com os nossos criminosos militares e civis golpistas que venderam a GUINE BISSAU começando no defunto NHAMADJO traficante dos nossos passaportes terao que responder todos aos nossos tribunais viva a republica da guine bissau, aboixo bandidos de barrigas de meia coragem a todos os deputados dizendo nao ao bando armado e traficantes de droga

Anónimo disse...

é muito simples, perguntem o ladrao traficante golpista NHAMADJO

Mais lidas da semana