quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CHINA VIGIOU E IDENTIFICOU AVIÕES DOS EUA EM ZONA DE DEFESA AÉREA

 


Pequim, 27 nov (Lusa) -- O Ministério chinês da Defesa revelou hoje ter "vigiado" e "identificado" os dois aviões da Força Aérea dos Estados Unidos que sobrevoaram a nova zona de defesa aérea do país que inclui as ilhas Senkaku/Diaoyu, disputadas por Pequim e Tóquio.
 
Num comunicado hoje divulgado, o mesmo departamento do Governo especifica que terça-feira "aviões norte-americanos sobrevoaram a zona área do Mar da China oriental. Voaram de sul para norte e de norte para sul e a cerca de 200 quilómetros a este das ilhas Diaoyu".
 
"A China tem capacidade para efetuar a vigilâncias e impor o controlo", refere o texto que não detalha possíveis represálias da ação dos bombardeiros B-52 dos Estados Unidos.
 
Segundo o Pentágono, os aviões entraram na segunda-feira - já terça-feira no horário da China -- na zona de identificação de defesa aérea chinesa procedentes da base de Anderson, na ilha de Guam, no Pacífico.
 
A passagem na zona decorreu sem que os pilotos tivessem informado o controlo chinês, nenhum dos aviões possuía armas ou estava escoltado por caças e a rota seguida estava inserida em manobras de exercícios militares previstos há bastante tempo.
 
O Pentágono revelou também que em nenhum momento o exército ou as autoridades chinesas contactaram as tripulações dos aviões, que acabariam por regressar a Guam sem incidentes.
 
Com a criação da zona de identificação de defesa aérea, a China exige que os aviões que cruzam aquele espaço apresentem previamente o plano de voo e se mantenham identificados via rádio, solicitação que fez subir a tensão com o Japão e Taiwan, que também reclama ter direito às ilhas Senkaku/Diaoyu, mas também com os Estados Unidos.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana