quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Timorense Eugénio Pires vence edição de 2012 do Prémio Literário Ruy Cinatti

 


O timorense Eugénio Pires recebeu ontem o prémio literário Ruy Cinatti 2012, uma iniciativa da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, com o livro de poesia "O Parnaso Timorense".

O prémio visa selecionar e premiar uma obra em prosa ou poesia em língua portuguesa da autoria de um timorense. "Concorri simplesmente por concorrer e nunca pensei que ia ganha este prémio.

Este prémio surpreendeu-me e emocionou-me, sinto-me orgulhoso e pequenino", afirmou Eugénio Pires, numa cerimónia que reuniu dezenas de portugueses e timorenses.

Eugénio Pires disse também esperar que os concursos literários continuem a ser apoiados e promovidos para "despertar e estimular o interesse dos timorenses para transmitir a história" às novas gerações.

A cerimónia decorreu no espaço das futuras instalações da embaixada de Portugal e centro cultural em Díli, cuja obra arrancou recentemente e contou com a presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, Luís Campos Ferreira.

Depois de felicitar o vencedor do concurso, Luís Campos Ferreira destacou as excelentes relações existentes entre os dois países.

Ruy Cinatti foi um poeta e agrónomo português com uma forte ligação a Timor-Leste.

Lusa

1 comentário:

Afonso Soares disse...

Ola!
Quando vai anunciar o premio Ruy Cinatti 2014.
Caso tiver uma informacao, podia me informar sob o segunte endereco: afonso.soares@gfd.tl ou afonsosoares93@yahoo.com

Mais lidas da semana