quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ex-primeira-ministra Timochenko faz greve de fome para Ucrânia assinar acordo com a UE

 


A ex-primeira-ministra ucraniana Iulia Timochenko iniciou hoje uma greve de fome para protestar contra a recusa do Governo de Kiev de assinar um acordo de associação com a União Europeia, anunciou o seu advogado.
 
"Iniciei uma greve de fome por tempo indeterminado para pedir a [presidente ucraniano Viktor] Ianoukovitch para assinar o acordo de associação com a União Europeia (UE)", escreveu Timochenko, numa carta lida pelo seu advogado, Serguei Vlassenko, diante dos manifestantes pró-europeus concentrados no centro de Kiev.
 
Se "Ianoukovitch não assinar o acordo com a UE" durante a cimeira da Parceria Oriental da UE em Vilnius (Lituânia), prevista para quinta e sexta-feira, "iremos riscá-lo do mapa da Ucrânia através de um caminho pacífico e constitucional", sublinhou a líder da oposição, que está a cumprir uma pena de sete anos de prisão por abuso de poder.
 
"Dói-me não poder estar convosco fisicamente (...) mas cada parte de mim está convosco e acredita na nossa vitória", acrescentou Timochenko.
 
Na semana passada, o governo da Ucrânia decidiu inesperadamente renunciar à assinatura de um acordo de associação e de um acordo de comércio livre com a UE.
 
A oposição acusou o governo de ter cedido à pressão da Rússia, que tinha claramente advertido Kiev das consequências comerciais de um acordo com a UE.
 
Perto de um milhar de manifestantes concentrou-se hoje em frente à sede do governo em Kiev para protestar contra a decisão das autoridades ucranianas.
 
A polícia ucraniana acabou por dispersar os manifestantes pró-europeus com granadas de gás lacrimogéneo.
 
No domingo já se tinha registado confrontos entre a polícia e manifestantes no centro de Kiev.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana