quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cooperação com Timor-Leste deve ser reenquadrada – Secretário de Estado português

 


Díli, 26 nov (Lusa) - O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Luís Campos Ferreira, afirmou hoje que o modelo de cooperação com Timor-Leste deve mudar porque o país tem um "patamar de desenvolvimento diferente".
 
"Hoje em dia a cooperação entre Portugal e Timor não pode ter o mesmo modelo que tinha há uns anos atrás. Felizmente, Timor hoje tem um patamar de desenvolvimento diferente e tem possibilidades, do ponto de vista das suas finanças públicas, bem mais interessantes do que tinha há uns anos atrás", disse Luís Campos Ferreira.
 
O secretário de Estado português falava à agência Lusa em Díli no final de um encontro com o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, e depois de questionado sobre o novo paradigma da cooperação com Timor-Leste.
 
"Portanto, é preciso reenquadrar uma cooperação que era de ajuda naquilo que hoje é uma cooperação de desenvolvimento, que passa também pela economia", afirmou.
 
Mas, para Luís Campos Ferreira, aquele reenquadramento não passa só pela economia.
 
"A economia é um dos fatores que pode contribuir para aquilo que é o entrelaçar das relações entre os dois povos, mas não é um fator único, há mais fatores como a nossa história, língua e valores e cultura que nos permitem construir um futuro em comum", salientou.
 
O secretário de Estado chegou hoje a Díli para uma visita oficial que se "enquadra naquilo que são relações muito intensas e produtivas entre Portugal e Timor-Leste".
 
Durante a sua estada no país, que termina sábado, Luís Campos Ferreira vai visitar projetos da cooperação portuguesa e reunir-se com representantes do governo timorenses.
 
Atualmente, Portugal tem 15 projetos de cooperação com o país que abrangem setores como a educação, justiça e agricultura.
 
MSE // PJA Lusa - foto em Sapo TL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana