quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aung San Suu Kyi promove na Austrália reformas democráticas na Birmânia

 


Sydney, Austrália, 27 nov (Lusa) - A líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz em 1991, iniciou hoje uma viagem pela Austrália para promover maiores reformas democráticas na Birmânia.
 
A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, afirmou que Suu Kyi, que está a visitar pela primeira vez a Austrália, é uma das figuras que mais inspirou o mundo nos últimos 100 anos.
 
"A Austrália apoia as reformas políticas e económicas do Governo do Myanmar [Birmânia], incluindo as eleições de abril de 2012, quando Suu Kyi e outros membros da Liga Nacional para a Democracia entraram no parlamento", disse Bishop em declarações citadas pela cadeia local ABC.
 
Suu Kyi deverá visitar nos próximos cinco dias as cidades australianas de Melbourne, Camberra e Sydney, onde proferirá vários discursos sobre a Birmânia, onde estão a ser implementadas reformas depois de quase meio século de regimes militares.
 
A Birmânia é considerada pela ONU como um dos países com o regime mais repressivo e fontes académicas e de segurança calculam que cerca de 750 mil pessoas morreram desde a independência e durante o conflito político, segundo a ABC.
 
A junta militar governou a Birmânia té 2011, quando o poder foi transferido para um Governo civil liderado pelo ex-general Thein Sein, que venceu as primeiras eleições em duas décadas no país, nas quais Suu Kyi não pôde concorrer.
 
O Governo de Thein Sein iniciou um processo de abertura que permitiu a libertação de centenas de presos políticos, a assinatura de acordos de cessar-fogo com as guerrilhas étnicas, o alívio da censura e a eleição de Suu Kyi como deputada do parlamento.
 
PNE // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana