quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Empresa timorense investe 12 M€ em nova central de distiribuição de combustível

 


Díli, 29 jan (Lusa) - A empresa timorense ETO - Esperança Timor Oan vai investir 12 milhões de dólares na construção em Hera, a leste de Díli, de uma nova central de armazenamento e distribuição de combustível, foi hoje anunciado.
 
"É um investimento de 17 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros) e a primeira fase vai custar cerca de seis milhões de dólares (4,3 milhões de euros", afirmou à agência Lusa o empresário Nilton Gusmão dos Santos, dono da empresa, depois da cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da central.
 
A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, de membros do governo e corpo diplomático e de empresários timorenses e portugueses a operar no país.
 
Nilton Gusmão dos Santos disse que a obra vai ficar completa em 2016 e vai ser feita em duas fases.
 
A primeira fase é a construção do parque de armazenamento, que deverá ficar concluída em 2015, e a segunda, a concluir em 2016, para construção do porto e canalização.
 
"Na fase de construção vamos empregar mais ou menos 200 pessoas, depois entre 40 a 50 pessoas", disse o empresário timorense, que criou a ETO em 2000 para fornecer combustível para a secção de logística do contingente militar australiano, que se encontrava em Timor-Leste.
 
Para Nilton Gusmão dos Santos, aquele tipo de infraestruturas são necessárias para apoiar o desenvolvimento económico do país.
 
"Temos de começar a investir no país com inovação para provocar o desenvolvimento económico e a acreditar mais", acrescentou.
 
Num pequeno discurso improvisado proferido durante a cerimónia, o primeiro-ministro timorense disse aos empresários nacionais que são um parceiro importante do Governo para o desenvolvimento e pediu-lhes "inovação".
 
"O Estado vai dar crédito, mas exige do setor privado espírito de responsabilidade, compenetração e unidade de pensamento para o desenvolvimento do país", afirmou Xanana Gusmão.
 
A ETO dedica-se há mais de 10 anos à importação, distribuição e venda de combustíveis em Timor-Leste e é principal fornecedora das centrais elétricas do país.
 
Em 2006, constituiu a empresa Gilman & Serafim, na área da construção, com novos investimentos na indústria do betão e na área do imobiliário.
 
A ETO teve cerca de 80 milhões de dólares (cerca de 58,6 milhões de euros) de receitas em 2012.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana