quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Autoridade Monetária de Macau admite criação de fundo soberano sugerida por FMI




Macau, China, 12 ago (Lusa) - O presidente da Autoridade Monetária de Macau, Anselmo Teng, admitiu hoje a possibilidade de criação de um fundo soberano na Região Administrativa Especial chinesa, seguindo uma recomendação feita recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

"A criação de um fundo é uma opção que temos em cima da mesa. Se o governo decidir criar o fundo soberano a nossa atitude é positiva", disse Anselmo Teng, durante uma sessão de interpelação a membros do governo na Assembleia Legislativa.

Teng colocou também a hipótese de ser criada uma empresa de gestão de fundos. Tanto uma hipótese como a outra implicam revisões legislativas - ou da lei da reserva financeira ou da lei das finanças públicas, mas o presidente da Autoridade Monetária ressalvou que ambas são viáveis.

"O fundo soberano pode ser visto como um instrumento de governação, não é só como uma verba de reserva para acorrer a situações imprevistas", comentou ainda.

A sugestão de criação de um fundo soberano tinha sido deixada pelo FMI no final de julho, altura em que foi divulgado um relatório sobre Macau.

Durante o plenário de hoje, os deputados quiseram saber mais sobre a gestão da reserva financeira e sugeriram a elevação do montante de retorno.

"Com a fartura dos cofres de Macau, por que é que não têm coragem de fazer aplicações? Podemos investir no interior da China, no yuan. Com a apreciação da moeda podemos capitalizar as reservas financeiras", comentou Angela Leong.

Em resposta, Anselmo Teng sublinhou que a postura do Executivo tem sido sempre de cautela: "A Autoridade Monetária tem tido uma atitude mais prudente e segura nas suas aplicações financeiras. Optamos por instrumentos com baixa fluidez e menos oscilação".

ISG // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana