sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Condenado à pena de morte ex-diretor do Ministério dos Caminhos de Ferro da China




Pequim, 17 out (Lusa) -- Um tribunal chinês condenou hoje o ex-diretor do departamento de transportes do Ministério dos Caminhos de Ferro Zhang Shuguang à morte com pena suspensa por dois anos por corrupção.

Zhang Shuguang era "um dos braços direitos" do antigo ministro do sector Liu Zhijun e, tal como ele, foi condenado à pena capital, suspensa por dois anos, uma sentença habitualmente comutada em prisão perpétua.

O ex-dirigente, que foi um dos principais responsáveis pela rede de alta velocidade, foi considerado culpado por ter encaixado mais de 47 milhões de yuan (5,9 milhões de euros) em subornos de empresas como contrapartida para a adjudicação de contratos públicos, entre 2000 e 2011, informa a agência oficial Xinhua.

O tribunal também decidiu privar vitaliciamente Zhang Shuguang, que também foi um dos engenheiros-chefes do Ministério, dos seus direitos políticos, ordenando ainda o confisco das suas propriedades.

Zhang Shuguang faz parte do grave escândalo que atingiu o Ministério dos Caminhos de ferro chinês, que levou à sua dissolução, e colocou em causa o desenvolvimento da alta velocidade na China, país que mais investiu neste transporte em todo o mundo.

Já o ministro Liu Zhijun, de 60 anos, condenado em 2013, foi responsável pela gestão da gigantesca rede ferroviária chinesa entre 2003 e 2011, até à abertura de uma investigação por corrupção pela Comissão de Disciplina do Partido Comunista chinês.

Aparentemente, como resultado dessa investigação, o Governo chinês decidiu, em março do ano passado, dissolver o ministério, cujas competências foram absorvidas por outros organismos.

DM (AC) // NS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana