sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Hong Kong: Jornalistas acusam estação de televisão de "deturpar" vídeo de agressão a manifestante




Hong Kong, China, 16 out (Lusa) - Um grupo de jornalistas da estação televisiva de Hong Kong TVB acusou a direção de informação de alterar o vídeo que captou a agressão da polícia a um manifestante, Ken Tsang, "deturpando a verdade".

Numa carta aberta, a redação do canal da TVB em língua chinesa dá conta de uma alteração, que considera significativa, ao guião original que acompanhava as imagens do membro do Partido Cívico Ken Tsang a ser agredido por um grupo de seis polícias.

Segundo os jornalistas, o vídeo vinha originalmente acompanhado de uma descrição do que era visto nas imagens. No entanto, quando foi emitido, às 07:00 de quarta-feira (00:00 em Lisboa), foi retirada a frase "os agentes levaram-no para um canto escuro em Tamar Park, deitaram-no no chão e começaram a esmurrá-lo e pontapeá-lo. Durante esse período, dois agentes abandonaram o local mas os restantes continuaram a pontapear o homem".

Sem esta descrição, o guião indicava apenas que um manifestante de mãos atadas tinha sido levado pela polícia.

Só ao meio-dia (05:00 em Lisboa) é que a estação acrescentou uma nova frase ao guião, indicando que durante o período em que o homem foi levado pela polícia: "suspeita-se que os agentes tenham recorrido à força".

"Acreditamos que a nossa peça antes das 07:00 era neutra e oferecia uma descrição objetiva do que aconteceu. Não podemos aceitar que tenha levado cinco horas para que uma frase extra fosse acrescentada para descrever o que se passou", dizem os jornalistas.

A redação considera que retirar as frases em questão "tornou a peça incompleta" e resultou numa "versão deturpada da verdade".

"Deixou-nos muito inquietos e em total discordância com a empresa", afirmam os jornalistas na carta aberta.

A carta termina com um apelo à emissora para que permita que os jornalistas "relatem os factos com independência, sem obstruções à verdade".

A redação do canal em inglês da TVB já divulgou também uma carta onde manifesta a sua solidariedade com os colegas do canal em chinês.

Segundo a BBC, o diretor de informação da TVB, Keith Yuen, defendeu a decisão da estação televisiva de remover a informação em causa, alegando que o incidente estava ainda sujeito a investigação policial.

ISG // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana