sexta-feira, 17 de outubro de 2014

China - Hong Kong: Desmantelado acampamento de manifestantes pró-democracia




Hong Kong, China, 17 out (Lusa) -- A polícia de Hong Kong desmantelou hoje um acampamento de manifestantes pró-democracia, no bairro densamente povoado de Mong Kok, retirando barricadas e tendas sem encontrar resistência, constatou a AFP.

Este local, em Mong Kok, que estava praticamente vazio quando a polícia agiu, foi palco de violentos confrontos entre manifestantes e opositores do movimento, cujos protestos duram há cerca de três semanas.

Apesar de a polícia ter restabelecido o tráfego em algumas zonas, os manifestantes voltaram à ação. Pouco depois das 09:00 (04:00 em Lisboa) chegaram mais pessoas para tentar impedir que o 'reduto' do movimento na península de Kowloon desapareça.

A operação de 'despejo' teve início cerca das 05:30 (00:30 em Lisboa) quando inúmeros agentes, protegidos com equipamentos próprios da unidade antimotim, cercaram cerca de meia centena de manifestantes na interseção entre a grande artéria Nathan Road e a Argyle, onde se encontrava o 'coração' do movimento 'Occupy' de Mong Kok, o bairro mais densamente povoado.

Em paralelo, centenas de polícias começaram a remover barricadas, tendas de campanha, guarda-chuvas e até 'santuários' instalados na zona, colocando um ponto final a uma ocupação de 20 dias em vários cruzamentos na principal via de Mong Kok.

Os agentes tiveram o apoio de camiões e gruas no terreno e, em menos de duas horas, os cruzamentos das ruas Nathan e Argyle estavam parcialmente abertos ao trânsito.

Vários manifestantes, que não mostraram resistência à operação, permanecem sentados numa das vias da Nathan, com a polícia a instá-los a abandonar a rua.

Trata-se da terceira operação policial para tentar restabelecer o tráfego nas zonas ocupadas pelo movimento 'Occupy', com a 'limpeza' no bairro de Mong Kok a chegar um dia depois de o chefe do Executivo de Hong Kong, Leung Chin-Yung, ter reaberto a porta ao diálogo com os estudantes, afirmando que espera poder encetar conversações durante a próxima semana.

DM (RN) // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana