sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Moçambique – Eleições: FILIPE NYUSI É O HOMEM QUE SE SEGUE




Dados provisórios já disponíveis dão como certa a vitória do candidato da Frelimo

O partido Frelimo e o seu candidato presidencial, Filipe Jacinto Nyusi, poderão ser confirmados, dentro de dias, vencedores das eleições gerais de quarta-feira, com uma margem relativamente folgada, a avaliar pelos dados provisórios até agora disponíveis.

Segundo os resultados da contagem provisória divulgados ontem, ao final do dia, pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), baseados num apuramento de processamento de 24,58%, ao nível da corrida presidencial, Nyusi levava uma vantagem de 63,02%, e, caso a tendência se mantenha, o candidato da Frelimo terá uma vitória quase esmagadora.

Os dados em referência, que resultam da contagem de 4181 mesas de assembleias de voto, das 17 010 existentes ao nível nacional, Afonso Dhlakama continua como o segundo candidato mais votado, com 29,42%.

Daviz Simango, de quem se esperava um outro nível de desempenho, e que em alguns círculos de opinião se chegou a aventar a possibilidade de disputar a posição de líder da oposição com Dhlakama, continua o menos preferido pelo eleitorado, com apenas 7,56%.

Em temos absolutos, dos  1 254 102 votos já contabilizados, Nyusi amealhou 790 292, enquanto o seu mais directo rival (Dhlakama) conquistou 368 975, o que representa cerca de metade.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana