sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Moçambique – Eleições: TEMOS NOVO PRESIDENTE!




“A grandeza de um homem se mede pela sua capacidade de comunicação.”  (Michael Quoist)

Não é minha virtude escrever sobre política. Não gosto de escrever sobre tendências, e sim sobre perspectivas.

Em política tudo que ainda não aconteceu considera-se uma tendência, por mais que seja quase certo que vai acontecer, porque muitas vezes depende da vontade de pessoas. Já em Economia, por exemplo, é possível dimensionar o futuro, e até perspectivá-lo melhor.

Sim, é verdade. Filipe Jacinto Nyusi ganhou esmagadora e gloriosamente as eleições presidenciais de 2014, mesmo que isso se considere ainda uma tendência, já que o processo de contagem dos votos ainda não terminou.

Um dos méritos da vitória de Filipe Nyusi está no facto de ela ter emergido de um processo que, a dado momento, até propiciou um ambiente de alguma controvérsia que, ao fim do dia, acabou sendo um valioso teste à maturidade da democracia interna do seu partido.

Parabéns à Frelimo e ao seu candidato.

Na verdade, muitos estão agradavelmente surpreendidos com a vitória do Nyusi nestas eleições, lembrando que houve várias vozes condenatórias à sua candidatura.

Foram-lhe atribuídas as mais pejorativas alcunhas pelos seus opositores-detractores camuflados de analistas políticos, que tudo fizeram para disfarçar ferramentas propagandistas em debates políticos nas televisões “independentes”, embora eu não saiba a que independência se referem.

A única coisa que eles não perceberam foi que ganhar eleições exige trabalho. Exige certas virtudes aliadas ao conhecimento e capacidade de produzir um candidato à altura e apropriado para o ambiente político que o nosso país vive actualmente.

Para vencer uma eleição é necessário definir-se um objectivo claro, um plano de execução das tarefas e ter-se uma equipa que trabalhe em sintonia com as metas previamente traçadas.

Não é suficiente ter recursos materiais e financeiros, embora sejam essenciais, para garantir que a vitória seja alcançada.

Uma das maiores virtudes do Partido Frelimo é o alto nível organizacional do seu aparelho de apoio. Nyusi ganhou as eleições porque durante a campanha eleitoral teve uma equipa de apoio a nível nacional coesa, fundamentalmente na comunicação estratégica, na organização de ideias e sobretudo na capacidade de garantir excelência no fluxo da comunicação nos dois sentidos.

Quando digo comunicação em dois sentidos refiro-me ao facto de o candidato e a sua equipa de apoio terem seguido um perfil de linguagem; olharam com os mesmos olhos, escutaram com os mesmos ouvidos e manifestaram os sentimentos de todos em perfeita sintonia.

Nyusi soube abrir a boca com oportunidade, dirigir palavras ao público e transmitir mensagens de esperança e confiança. Falar em público não é somente jogar palavras bonitas para fora, sem dizer nada.

Para falar em público é preciso habilidade de fazer passar um conjunto de ideias devidamente estudadas e fazer chegar aos ouvintes justamente aquilo que estes queriam ouvir para satisfazer suas necessidades na sociedade. Isso ele conseguiu.

O eleitor de hoje em dia é muito exigente. Ele compara o candidato com um produto e naturalmente o seu processo de formação do voto segue o mesmo critério de tomada de decisão de compra numa loja. Ele observa cuidadosamente os pontos fortes e fracos e identifica aquele que melhor irá representá-lo.

Nyusi teve muito cuidado ao proferir promessas. Soube prometer somente aquilo que tinha certeza que iria conseguir fazer, nomeadamente trabalhar com seriedade e, por isso, pediu confiança aos eleitores.

Portanto, Filipe Nyusi, o senhor já é Presidente da República de Moçambique pelos próximos 5 anos! Todavia, porque o senhor tem o direito legal de recandidatar-se, saiba que a sua campanha eleitoral para as próximas eleições inicia no dia da sua tomada de posse como Presidente da República para o primeiro mandato.

O cumprimento das suas promessas será uma mais-valia para a sua reeleição. Ganhe carisma e consolide a sua posição de líder que conquistou durante a presente campanha eleitoral. Conte com o apoio do povo moçambicano porque ele o elegeu e depositou em si confiança.


Sem comentários:

Mais lidas da semana