segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A China não vai recorrer à força para atingir os seus objetivos - Xi Jinping




Sydney, 17 nov (Lusa) - O Presidente chinês, Xi Jinping, garantiu hoje que nunca irá usar a força para atingir os objetivos do país, e disse querer chegar a uma solução pacífica para as suas disputas marítimas, sublinhando que a nação precisa de paz.

"Uma revisão da história mostra-nos que os países que quiseram conquistar o desenvolvimento através da força falharam invariavelmente", afirmou Xi perante o parlamento australiano.

"Isto é o que a história nos ensina. A China está comprometida a promover a paz", declarou.

No entanto, o chefe de Estado deixou uma ressalva: "Devemos sempre estar em alerta máximo para os fatores que nos possam privar de paz", disse.

Pequim tem disputas territoriais com quatro países do sudeste asiático no Mar do Sul da China, e também com o Japão.

Os líderes dos Estados Unidos, Austrália e Japão apelaram, no domingo, a resoluções pacíficas para as disputas marítimas. No dia anterior, Obama alertou para as "disputas territoriais em ilhas remotas que ameaçam gerar espirais de confronto".

Hoje, Xi manifestou abertura ao diálogo. "A China já resolveu questões territoriais com 12 dos seus 14 vizinhos, através de consultas amigáveis. Continuaremos a trabalhar nessa direção", afirmou.

"O Governo chinês está pronto para fortalecer o diálogo e cooperação com os outros países para manter a liberdade de navegação e a segurança das rotas marítimas, e garantir que as fronteiras marítimas são pacificas e tranquilas", declarou.

ISG // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana