segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cabo Verde: “Programa de mobilização de água dá vazão ao mau ano agrícola em Santo Antão”




O Primeiro-ministro, José Maria Neves, assegurou este domingo, 16, no concelho do Porto Novo, que o programa de mobilização de água levado a cabo em Santo Antão e um pouco por Cabo Verde, é a resposta do Governo ao mau ano agrícola.

Depois de inaugurar a barragem subterrânea em Chã de Branquinho, enquadrada no projecto de reordenamento da Bacia Hidrográfica de Alto Mira e de lançar o Projecto Agrícola para os sistemas de adução de água em Chã de Norte, Martiene, Ribeira dos Bodes e João Bento, no interior do concelho do Porto Novo, JMN assegurou que há seis anos que o Governo está envolvido numa grande campanha de mobilização de água. Através de construção de barragens, perfurações, diques de captação, dessalinização, recolha e tratamento de águas residuais cumpre-se o objectivo de disponibilizar mais água aos agricultores.

“É por isso que o mau ano agrícola e a escassez de chuvas que assolam o país não apanharam o Governo de surpresa. Poderíamos esperar essa época bater à porta e abrir Frentes de Alta Intensidade de Mão de Obras (FAIMO), mas isso não resolve os problemas”, pontua o PM.

“As FAIMO resolvem os problemas pontuais, mas se chover de seguida, cultivamos e não saímos deste ciclo vicioso de pobreza, que só será vencido com investimentos na mobilização de água para os agricultores. Assim, deixam a dependência das FAIMO para começarem a trabalhar a terra e tirar rendimentos na agricultura”, diz.

José Maria Neves assevera que a melhor forma de enfrentar este ano de seca é apostar na infra-estruturação do meio rural, na disponibilização de água e terrenos às famílias, proporcionar aos agricultores créditos, apoiar os criadores de gado, reforçar o transporte escolar e apoiar as famílias mais carenciadas com kits alimentares.

Por isso, assevera ainda que o Governo vai continuar com os investimentos nesse sector para disponibilizar milhões de metros cúbicos de água para que a agricultura e a pecuária sejam sustentáveis. “Só assim se consegue fazer face a aleatoriedade de chuvas no país”, ressalva.

Tanto a edil do Porto Novo, Rosa Rocha, como os lideres comunitários, reconhecem o esforço que o Governo vem fazendo para aumentar o caudal de água no meio rural, mas aproveitaram da estada do PM no concelho para incitar o executivo a criar condições para desencravar as comunidades isoladas. Entendem que só assim é possível produzir e colocar os produtos agrícolas com qualidade nas restantes ilhas.

A inauguração do troço de estrada que liga o segundo e terceiro povoados de Alto Mira e a entrega de nove habitações sociais na localidade de Lajedos, fizeram ainda parte da visita do PM ao concelho do Porto Novo. A visita de JMN finaliza esta segunda-feira no concelho do Paul.

PN, em A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana