segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Antigo embaixador de Timor-Leste no Brasil lança "Vozes da Resistência Timorense




Díli, 17 nov (Lusa) - O antigo embaixador de Timor-Leste no Brasil Domingos de Sousa lançou hoje em Díli o seu mais recente livro "Vozes da Resistência Timorense", um testemunho sobre a luta contra a ocupação indonésia com relatos de ex-guerrilheiros.

"Este livro é o testemunho vivo dos guerrilheiros, dos clandestinos e daqueles que trabalharam para a libertação", afirmou à agência Lusa Domingos de Sousa, que terminou este ano as suas funções enquanto embaixador de Timor-Leste no Brasil.

Para Domingos de Sousa, o livro pretende ajudar a recordar para que não se esqueçam as memórias.

"Nós devemos a estas pessoas. Se hoje temos o país foi porque esta gente trabalhou, no esquecimento, sem dinheiro e sem nada. Estiveram no mato uma vida inteira para isto e não pensaram neles, apenas em uma coisa na independência", afirmou o embaixador, sublinhando que é urgente passar a história do país aos jovens.

Domingos de Sousa, licenciado em Filosofia e Ciências da Educação, foi embaixador de Timor-Leste no Brasil entre 2008 e cessou funções este ano.

"Olobai 75", "Colibere - um herói timorense", "Histórias da Resistência" e "Timorense e Murmúrio - da alma timorense", são algumas das obras do autor.

MSE // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana