segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MAIS DE 15 MIL MOÇAMBICANOS EM RISCO DE CEGUEIRA




Maputo, 14 Nov (AIM) O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, afirma que mais de 15 mil cidadãos moçambicanos nas províncias das regiões centro e norte estão em risco de cegueira devido a tracoma triquíase e necessitam de cirurgia para correcção do seu problema.

Para reverter o cenário, Manguele sublinhou a necessidade de haver união de esforços para eliminar, até 2020, a prevalência do tracoma folicular que nos distritos mapeados, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Manica e Tete, apresentaram índices superiores ou iguais a 10 por cento.

Manguele lançou o desafio hoje, em Maputo, durante a cerimónia de lançamento da Campanha denominada
Queen Elizabeth Diamond Jubilee TRUST, que visa ajudar a controlar a cegueira evitável e eliminar o tracoma no país até ao ano 2020.

O titular da pasta da saúde disse que o Ministério da Saúde (MISAU) vem implementando a iniciativa Visão para todos até ao ano de 2020, denominada
VISÃO 2020, estratégia definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando coordenar os esforços na luta contra a cegueira evitável, eliminando as suas principais causas.

O ministro apontou, por outro lado, que o MISAU através do Programa Nacional de Oftalmologia, no seu Plano Estratégico
VISÃO 2020, para o próximo quinquénio 2015/19, prevê reduzir a prevalência da triquíase tracomatosa para menos de um caso por um milhão de habitantes.

Para o efeito, estão em curso acções que vão desde a formação e reciclagem dos recursos humanos em oftalmologia (nomeadamente Oftalmologistas e Técnicos de Oftalmologia), no diagnóstico e tratamento do Tracoma e em cirurgias de triquíase Tracomatosa; expansão dos cuidados primários de saúde ocular a nível do país.

No pacote de acções do pelouro figura igualmente a melhoria no fornecimento de equipamentos, consumíveis e medicamentos para a área de oftalmologia; massificação das actividades de informação e educação em saúde e do envolvimento comunitário para a promoção de saúde.

A OMS estima que cerca de 1.3 milhões de pessoas, no mundo, estejam cegas devido ao Tracoma, e 1.8 milhões tem deficiência visual, e destes, 90 por cento encontram-se em países em vias de desenvolvimento, sendo a triquíase tracomatosa a causa directa de cegueira.

Moçambique é um dos 55 países do mundo em que o tracoma é considerado problema de saúde pública. 

(AIM) - LE/DT

Sem comentários:

Mais lidas da semana