sexta-feira, 26 de setembro de 2014

São Tomé e Príncipe: Campanhas para legislativas, autárquicas e regional arrancam amanhã




As campanhas eleitorais para as eleições legislativas, autárquicas e regional em São Tomé e Príncipe, marcadas para 12 de outubro, arrancam às 00:00 de sábado com 12 partidos a concorrer para a formação do próximo Governo.

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP-PSD), Ação Democrática Independente (ADI), Partido da Convergência Democrática (PCD) e o Movimento Democrático Força da Mudança - Partido Liberal (MDFM-PL) afiguram-se como os principais na corrida.

Duas novas formações políticas, o Partido de Estabilidade e Progresso Social (PEPS) do antigo primeiro-ministro e dissidente do MLSTP-PSD, Rafael Branco, e a Plataforma Democrática Nacional (PDN), integrada por um grupo de são-tomenses radicados em Angola, são as mais recentes na cena política do arquipélago.

As campanhas eleitorais arrancam uma semana depois de os tribunais terem definido em sorteio a posição dos partidos políticos nos boletins de votos, em que a União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD), do primeiro-ministro Gabriel Costa aparece a ocupar a primeira posição.

Na lista dos 12 partidos que concorrem para o escrutínio de 12 outubro, a ADI surge no segundo lugar e os três partidos que formam a atual coligação governamental - MLSTP-PSD, MDFM-PL e PCD - ocupam respetivamente o terceiro, quarto e décimo lugares.

Observadores em São Tomé e Príncipe não esperam uma manhã de sábado repleto de cartazes e outdoors nas ruas da capital, São Tomé, e na cidade de Santo António, na ilha do Príncipe, pois a maioria dos partidos políticos queixa-se de falta de dinheiro para financiarem as campanhas.

Na capital são-tomense estão, entretanto, representantes da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) a dar formação sobre reforço das capacidades dos atores eleitorais.

Participam nessa formação de uma semana pelo menos 30 jornalistas, agentes da polícia, do exército, de Organizações Não-Governamentais (ONG), quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Comissão Eleitoral Nacional e professores.

Durante 15 dias, espera-se uma campanha intensa, tendo em conta que a pré-campanha já ficou marcada pela tensão e troca de acusações entre os três partidos que sustentam o Governo e a Ação Democrática Independente (ADI), partido que venceu as eleições de 2010, mas que foi afastado do poder por uma moção de censura, em 2012.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana