domingo, 26 de outubro de 2014

Companhia indonésia inaugura voo Bali-Díli para potenciar relações bilaterais




A transportadora aérea estatal indonésia Garuda inaugurou ontem uma ligação diária entre a ilha de Bali e a capital timorense, Díli, para promover as relações bilaterais.

"Espero que a inauguração desta [ligação] Denpasar - Díli sirva para melhorar as relações entre os dois países nas áreas da economia, turismo, social e cultural", referiu o presidente e diretor-executivo da Garuda, Emirsyah Satar, citado num comunicado da empresa enviado à agência Lusa.

O responsável sublinhou "os fortes laços históricos" da Garuda com Timor-Leste, lembrando que a companhia oferecia voos para a região na década de 1990 e "participou na construção da estátua icónica de Timor-Leste, o Cristo Rei", em 1996, numa altura em que a antiga região conhecida como "Timor-Timur" era parte da Indonésia.

O voo inaugural, que partirá hoje de Bali, contará com a presença dos ministros timorenses dos Transportes e Comunicações, Pedro Lay, e do Turismo, Francisco Kalbuadi Lay, do embaixador português em Jacarta, Joaquim Moreira de Lemos, e do presidente da Câmara de Comércio e Industria da Indonésia, Suryo Bambang Sulisto.

A reabertura da ligação aérea entre a ilha indonésia e Timor-Leste resulta de um memorando de entendimento entre a Garuda e a Air Timor, segundo o qual a empresa timorense fica responsável pela venda dos bilhetes em Timor-Leste.

O presidente da Timor Air, Olgário de Castro, citado no comunicado da Garuda, destacou que este voo permitirá aos timorenses "viajar em negócios ou em lazer para a Indonésia e para qualquer outro lugar no mundo através de Bali, que tem uma extensa rede de voos domésticos e internacionais" e atrair "indonésios e viajantes internacionais" para Timor-Leste.

O relançamento desta ligação surge ainda em resposta a um maior tráfego de passageiros entre os dois países vizinhos, justificado pelo aumento do turismo e das relações económicas e também por uma disparidade de preços entre as duas regiões, que leva os timorenses a encararem a Indonésia como um destino de compras.

Números do Governo de Timor-Leste indicam que em 2013 a entrada de turistas no país aumentou 74 por cento em relação a 2012.

Ikhsan Rosan, do gabinete de relações públicas da Garuda, disse à Lusa que a empresa espera, em média, "mais de 75 por cento" de ocupação dos aviões, com capacidade para 96 passageiros, que vão realizar os voos.

A companhia aérea admite também aumentar a frequência dos voos e inaugurar uma nova ligação entre Díli e outra região indonésia "com base na procura", adiantou.

Desde janeiro, quando a companhia indonésia Merpati suspendeu os voos para o país vizinho devido a problemas internos na empresa, apenas a Sriwijaya estabelece ligações diárias entre Díli e Bali.

Atualmente também voam para Timor-Leste a companhia aérea Air North, que tem uma ligação diária a Darwin, na Austrália, e a Silkair, que faz três ligações semanais com Singapura.

Lusa, em Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana