domingo, 26 de outubro de 2014

TIMOR TELECOM APOIA GRÁVIDAS TIMORENSES COM SMS GRATUITOS




Díli, 24 out (Lusa) - A Timor Telecom (TT), detida maioritariamente pela Portugal Telecom, assinou hoje um acordo com a Health Care International (HAI) e a Catalpa International para apoiar com SMS gratuitos mulheres timorenses a ter gravidezes mais saudáveis.

O apoio vai ser dado no âmbito do programa Liga Inan, que utiliza a tecnologia móvel para ligar mulheres grávidas a entidades que prestam serviços de saúde em Timor-Leste, para aumentar as probabilidades de uma gravidez e nascimentos saudáveis.

"Estamos muito entusiasmados por entrar num projeto desta importância e dimensão. A TT apoiou desde sempre projetos de responsabilidade social e sempre teve um compromisso na melhoria do bem-estar da sociedade timorense. O projeto Liga Inan personifica as orientações da TT no sentido de um desenvolvimento sustentável", afirmou o administrador-delegado da Timor Telecom, Manuel Capitão Amaro.

O projeto teve início em março de 2013 no distrito de Manufahi, com o apoio da cooperação norte-americana.

Em junho de 2014, um outro apoio do Governo australiano permitiu que o projeto fosse desenvolvido nos distritos de Liquiça e Aileu.

Atualmente, mais de duas mil mulheres são acompanhadas no âmbito do programa.

A Catalpa International desenvolveu a aplicação móvel, que permite o envio de SMS duas vezes por semana com informações relacionadas com saúde a mulheres grávidas.

O programa facilita igualmente o contacto entre as grávidas e as parteiras através de uma ligação telefónica regular.

"Uma das razões por que concluímos que as mulheres não tinham o parto com parteiras profissionais, era porque o contacto entre ambas era tão breve que não permitida criar um sentimento de confiança", explicou Che Katz, diretora da HAI em Timor-Leste.

Segundo dados do Governo timorense, em 2010, a mortalidade materna (morte de mulheres durante o parto) era de 557 mulheres em cada 100 mil.

MSE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana