domingo, 15 de março de 2015

Cabo Verde. BOA GOVERNAÇÃO?



Mário Silva - Expresso das Ilhas, opinião

A gente lê e ouve que Cabo Verde é exemplo de boa governação. Depois acrescenta-se: em África. O acrescento é limitativo, mas pouco importa. Boa governação. Esta expressão é dita e escrita por nacionais. Por estrangeiros. Por nacionais que dizem que os estrangeiros disseram isso mesmo:boa governação. Será?

O crescimento económico é o que se sabe; se sente. O país já cresceu a 10 e 12%. Agora cresce a 1 e 2%. Para muitos, este crescimento é «anémico», «rasteiro», «débil» e «fraco». A dívida pública é superior a 100% do PIB. O crédito à economia não funciona. O desemprego campeia. Reivindicação de greves e greves são notícias.

A segurança é insegura: mata-se quem se quer. Quando se quer. Onde se quer. Se a Polícia não dá conta do recado, os militares entram em acção. Foi com os militares nas ruas é que se atentou contra o filho do Ministro Primeiro. Curioso. E não se descobriu o criminoso. Mais uma vez, como sempre!

O discurso oficial é que já se atentou contra o Estado de Direito. Irónico: o Estado de Direito não sabe quem atentou contra ele. Se calhar convive e dorme diariamente com o seu carrasco. Vestido de fato. E não sabe quem é. Que angústia!

O «clustrer» do Mar tornou-se no pesadelo do mar. Aliás, foi dito recentemente, pelo Ministro Primeiro, que era «hiper-clauster». Nunca se teve a sensação de tanta insegurança marítima. Quantos acidentes e incidentes? Quantos? Quantos mortos? Nenhum responsável. Mais uma vez, como sempre!

- Meu caro Joa Quim, se com boa governação os resultados são o que são, que seria de nós se a governação fosse assim-assim? E se fosse má?  

Sem comentários:

Mais lidas da semana