terça-feira, 14 de abril de 2015

Governo timorense cria Conselho Combatentes da Libertação Nacional




Díli, 14 abr (Lusa) - O Governo timorense aprovou hoje um decreto-lei que cria o Conselho de Combatentes da Libertação Nacional, definindo 03 de março como o Dia Nacional dos Veteranos, anunciou hoje o primeiro-ministro.

"O objetivo central desse órgão é dinamizar a contribuição dos veteranos para o desenvolvimento do país", disse aos jornalistas Rui Maria de Araújo.

"Esperamos que esse conselho seja um parceiro muito credível na dinamização desse desenvolvimento económico. Há muitas potencialidades entre os veteranos para contribuírem de forma positiva para o desenvolvimento do país", destacou.

O primeiro-ministro deu como exemplo o papel de "mobilização" dos veteranos em setores como a agricultura e o turismo, neste último caso apoiando em programas de "turismo histórico" ajudando a dar a conhecer "todos os locais da guerrilha".

Depois do decreto ser aprovado pelo Presidente da República e publicado, será criada uma comissão instaladora que, nos seis meses seguintes, formalizará a existência desse Conselho.

A decisão do Governo baseia-se numa proposta apresentada pela Comissão de Homenagem do Ministério de Solidariedade Social.

O decreto hoje aprovado define a estrutura, funcionamento e objetivos do CCLN.

Na reunião de hoje o Governo aprovou ainda a resolução que cria a comissão organizadora da celebração dos 500 anos da chegada de missionários portugueses a Timor-Leste, que se comemoram este ano.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana