quinta-feira, 21 de novembro de 2013

INDONÉSIOS PROTESTAM JUNTO À EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA CONTRA ESPIONAGEM

 


Sydney, Austrália, 21 nov (Lusa) - Centenas de manifestantes indonésios protestaram hoje em frente à embaixada da Austrália em Jacarta contra a alegada espionagem levada a cabo por esse país contra o Presidente indonésio, a sua mulher e ministros.
 
Durante o protesto, foram queimadas cópias de papel da bandeira da Austrália e dos Estados Unidos e os manifestantes exibiam cartazes em que se pedia a declaração de guerra contra Camberra e desculpas imediatas do primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, segundo a agência AAP.
 
O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano emitiu na noite de quarta-feira um alerta de viagem devido às "tensões políticas e agitação civil" na Indonésia, país com o qual as relações bilaterais vivem o pior momento desde 1999, quando Camberra enviou tropas para Timor-Leste.
 
Na quarta-feira, o Presidente indonésio ordenou a suspensão da cooperação com a Austrália em matéria de informações e defesa, incluindo o combate à imigração ilegal, até que a Austrália explique a alegada espionagem revelada por documentos filtrados pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança norte-americana Edward Snowden e divulgados pela imprensa esta semana.
 
O primeiro-ministro australiano, que se negou a pedir desculpas ou a explicar o sucedido, disse no Parlamento ter recebido hoje uma carta do Presidente indonésio e prometeu responder-lhe de forma rápida, considerando tratar-se do interesse de ambos os países.
 
PNE // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana