quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Moçambique - Eleições: TRÊS MORTOS EM QUELIMANE

 

Rui Lamarques – Verdade (mz)
 
Os tumultos na Escola Primária de Icidua, um bairro problemático de Quelimane onde falta tudo, causaram três mortos. As bastonadas e o gás lacrimogéneo da FIR alteraram a prioridade do grupo de jovens que queria fiscalizar o voto. O maior inimigo deixou de ser apenas aquele que veste farda e empunha uma arma. O veículo automóvel do director do Diário da Zambézia, António Zefanias, ficou com o vidro traseiro em pedaços por causa das pedras lançadas pelos jovens que não queriam sair da beira dos postos de votação.
 
Existe uma grande confusão sobre o que realmente ocorreu, mas parece claro que se tratou de excesso de zelo por parte da FIR ou até de agressão propositada. Algumas fontes explicaram que, num primeiro momento, esta força solicitou que os jovens se afastassem do local de votação, mas outras fontes desmentiram essa versão. Autoridades hospitalares confirmaram três mortes. Os jornalistas tiveram sérias dificuldades para aceder ao local do confronto, devido à fúria dos jovens e de um grande aparato policial no mesmo espaço, parte do qual já estava preparado para atacar tudo o que se movimentasse.
 
Os festejos na cidade de Quelimane prolongaram-se madrugada adentro. Nas primeiras horas desta quinta-feira, cidadãos dos bairros continuavam a marchar empunhando dísticos de Manuel de Araújo e trajando a camiseta com o rosto do actual edil de Quelimane. A Frelimo terá de esperar mais cinco anos para sonhar com a capital da Zambézia. Araújo e o MDM conquistaram uma maioria absoluta com pouco mais de dois terços dos votos contados. Quelimane continua rebelde...
 
Leia mais em Verdade (mz)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana