quinta-feira, 21 de novembro de 2013

REINO UNIDO AMEAÇA DISPARAR SOBRE NAVIOS ESPANHÓIS

 

Alexandre Costa - Expresso
 
A entrada de um navio espanhol em águas territoriais de Gibraltar reacendeu a tensão com o Reino Unido. Embaixador espanhol foi chamado pela terceira vez.

As embarcações espanholas que entrem em águas territoriais de Gibraltar podem ser "tomados por terroristas" e alvejados, adverte o responsável governamental britânico de Gibraltar, após o embaixador espanhol em Londres ter sido ontem chamado pelo Governo britânico devido à presença do navio 'Ramón Margalef' naquele território.
 
O navio de investigação, propriedade do Estado espanhol, permaneceu durante 20 horas, entre segunda e terça-feira, em águas territoriais de Gibraltar, apesar de "repetidos protestos diplomáticos junto de Espanha", afirma o secretário de Estado britânico para a Europa David Lidington.
 
Os media britânicos e espanhóis referem que, quando advertido via rádio por um navio de patrulha britânico, os responsáveis do 'Ramón Margalef' indicaram estar a levar a cabo uma investigação científica autorizada pelas autoridades espanholas e no interesse da Comunidade Europeia.
 
Navio abandonou Gibraltar após embaixador espanhol ter sido chamado
 
Fabian Picardo, o responsável governamental britânico, considera que com este tipo de ação por parte de Espanha está a fomentar a disputa e adverte para as questões de segurança em causa.
 
"Navios da guarda civil espanhola chegados a águas territoriais britânicas em Gibraltar sem aviso, vindo da direção do sol" podem ser tomados por "terroristas" e gerar um incidente, refere Picardo.
 
O navio espanhol acabou por abandonar o território após o embaixador espanhol no Reino Unido ter sido chamado, o que ocorreu pela terceira vez desde o verão devido a conflitos relacionados com Gibraltar.
 
O Governo britânico indica que Espanha aumentou as incursões dos seus navios em Gibraltar de cerca de cinco para cerca de 40 por mês.
 
Leia mais em Expresso
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana