quinta-feira, 27 de março de 2014

Timor-Leste: PROTOCOLO ENTRE A UNTL E A VIEIRA DE ALMEIDA (advogados)



27 de Março de 2014, 17:07

A Universidade Nacional Timor Lorosae assinou um protocolo com os escritórios Vieira de Almeida & Associados (VdA) na terça-feira passada, dia 25 de março, no liceu de Díli.

A assinatura deste protocolo visa permitir aos alunos da faculdade de direito, "singrarem a sua via profissional nas várias vertentes que o curso de direito permite", disse a decana Maria Ângela Carrascalão ao SAPO TL, na Conferência Internacional das Parcerias Público-Privadas que estava a decorrer no Hotel Timor.

Os alunos juntamente com outros alunos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) poderão também concorrer a prémios através de trabalhos que vão fazendo, através da investigação, disse a decana.

Esta assinatura tem ainda importância para os professores de direito que podem juntamente com a VdA participar em cursos de formação. 

Irá existir um intercâmbio forte entre os escritórios  da VdA e a UNTL, segundo a Ângela Carrascalão.

João Vieira de Almeida, diretor dos escritórios VdA disse que esta colaboração é essencialmente feita pela VdA Academia que é uma associação independente da VdA , mas que é fundada pela VdA.

Esta academia é promovida para desenvolver o conhecimento jurídico e investigação entre os colaboradores que têm formação, seguindo um plano, para que possa desenvolver e progredir nas suas carreiras.

A VdA não só colabora com universidades e institutos em Portugal, mas também em Angola, Moçambique e agora em Timor-Leste.

Este protocolo alargado, agora, para Timor-Leste insere o país no prémio Academia, que é atribuído todos os anos ao melhor trabalho jurídico do mundo da lusofonia.

O diretor da VdA disse que espera “que este ano seja Timor a ganhar”.

No seu discurso no liceu onde decorreu a assinatura, o mesmo pediu aos alunos de direito que “acreditem e que não deixem de sonhar, que é possível fazer carreira em Timor. Deu o exemplo da Vieira de Almeida que começou, tinha apenas quatro advogados e atualmente já tem mais de 200.

Ângela Carrascalão mostrou-se satisfeita, por vêr neste protocolo uma porta aberta de oportunidades para os alunos,  para que não fiquem sujeitos apenas “ao pequeno mercado” de Timor-Leste. Desde o conhecimento de experiências, estágios em Portugal e em Díli nos escritórios da VdA.

A VdA é uma sociedade baseada em Lisboa com 138 parceiros e enviou os seus consultores legais, Hugo Nogueira Campaniço, o dirigente da firma em Timor-Leste e Filipa Serra, para trabalharem no escritório em Díli. A equipa integra também a consultora jurídica timorense Maria Ângela Carrascalão.

A empresa foi fundada em 1976, por Vasco Vieira de Almeida, na altura um pequeno escritório de advocacia, que hoje conta com mais de 200 profissionais. A VdA alcançou uma boa posição na indústria legal em Portugal, com o apoio da sua equipa composta por especialistas em cada área da prática.

SAPO TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana