quarta-feira, 26 de março de 2014

JOSÉ SARAMAGO ESTÁ A CHEGAR AO PORTO



Valdemar Cruz - Expresso

Depois do veto da vereação de Rui Rio, novo executivo municipal do Porto aprova proposta para dar o nome do vencedor do Nobel da Literatura a uma rua da cidade.

Ainda não será para já. Não se sabe mesmo quando será, mas um dia haverá uma rua do Porto com o nome de José Saramago, o único prémio Nobel da literatura portuguesa.

O executivo municipal aprovou terça-feira uma proposta de novo apresentada pela CDU e desta vez registaram-se algumas alterações de voto em relação à primeira tentativa, feita pelo vereador Rui Sá em 2010.

Pedro Carvalho, vereador da CDU, já anunciara que iria retomar a proposta do seu camarada e agora, na última reunião camarária, só Sarmento Pimentel, militante do CDS e ex-vereador de Rui Rio, se manteve irredutível na oposição à consagração do Nobel numa artéria da cidade.

Até Guilhermina Rego, outra componente da maioria chefiada por Rio que há quatro anos rejeitou a proposta de Sá, decidiu votar a favor, tal como os novos elementos da bancada do PSD.

Um vulto que se eleva 

Face às reiteradas críticas de Sarmento Pimentel, Amorim Pereira justificou a posição do PSD com o argumento de que "um vulto que se eleva, eleva o mundo", pelo que, face à dimensão universal alcançada por José Saramago seria razoável desvalorizar episódios da sua vida que alguns possam considerar menos felizes ou até censuráveis.

Pimentel manteve-se irredutível e chegou mesmo a afirmar que "mais importante do que ser um grande escritor é ser uma grande pessoa".

Cai por terra o fundamento bairrista apresentado por Rui Rio de que a toponímia deve privilegiar nomes associados à cidade. Segue, assim, para a Comissão de Toponímia a recomendação do novo executivo portuense, mas ninguém está em condições de adiantar uma data para a concretização da proposta agora aprovada.

Rui Moreira defende que a rua escolhida terá de corresponder à dignidade associada a um Prémio Nobel. Logo, não servirá uma qualquer vereda ou ruela que venha a ser proximamente inaugurada.

Este problema não é novo e é essa a razão pela qual também ainda não existe nenhuma artéria com o nome da poeta Sophia de Mello Breyner.

Sophia está primeiro 

A decisão está tomada há algum tempo, mas ainda não aconteceu ter sido aberta uma nova rua ou avenida com relevância bastante para justificar a atribuição do nome da autora de "O Búzio de Cós".

O presidente da Câmara do Porto entende, por outro lado, que nunca seria uma boa solução escolher uma via já existente e renomeá-la. A prova de que essa não é uma boa solução está na Praça Velásquez, às Antas, assim por todos chamada e conhecida, mesmo se há umas décadas a autarquia resolveu retirar-lhe o nome do pintor espanhol para que passasse a ser oficialmente a Praça Francisco Sá Carneiro. Ninguém a nomeia assim.

Deste modo, o autor de "Memorial do Convento" terá de esperar. Como a ordem não será alterada, Sophia terá precedência, por a recomendação ter sido aprovada há mais tempo. Ou seja, Sophia de Mello Breyner está a caminho e José Saramago está quase a chegar às ruas da cidade do Porto.

Sem comentários:

Mais lidas da semana