quarta-feira, 26 de março de 2014

União Europeia entrega 700 livros à Universidade Nacional de Timor-Leste



Díli, 26 mar (Lusa) - A União Europeia entregou hoje à Universidade Nacional de Timor-Leste mais de 700 livros no âmbito do programa de apoio ao programa de comunicação social da instituição e que está a ser executado por Portugal.

Uma parte dos 722 livros dedicados ao estudo da comunicação social e do jornalismo foi também doada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social português.

"O Programa de Comunicação Social da União Europeia pretende que esta iniciativa se constitua num contributo importante para melhorar as condições de ensino e de aprendizagem em especial dos professores e alunos do curso de comunicação social da Universidade Nacional de Timor-Leste", afirmou a representante da União Europeia, a embaixadora francesa Sylvie Tabesse.

No discurso proferido durante a cerimónia de entrega dos livros, a diplomata salientou também que o jornalismo é um dos pilares da democracia.

"Uma democracia ideal corresponde àquela em que os cidadãos bem informados desempenham um papel ativo em termos de decisão política. E é aqui que os jornalistas profissionais de Timor-Leste têm um papel importante, porque o jornalismo exerce-se por e a favor dos cidadãos, para que possam ter uma opinião acerca dos contextos em que vivem e participar ativamente nos processos democráticos", salientou.

O reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, Aurélio Guterres, agradeceu os livros e informou que o acervo vai ficar instalado na biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas.

Orçado em mais de 1,5 milhões de euros, o Programa de Apoio à Comunicação Social da União Europeia, que termina no final do ano, tem como objetivo ajudar a implementar a política nacional de comunicação social das autoridades timorenses.

Na cerimónia estiveram também presentes o embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus, o vice-presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Paulo Nascimento, e o diretor do Gabinete para os Meios de Comunicação Social de Portugal, Pedro Behran da Costa.

MSE // HB - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana