terça-feira, 23 de junho de 2015

Tribunal de Macau retira a empresário de Hong Kong terrenos ligados a caso de corrupção




Macau, China, 23 jun (Lusa) -- O Tribunal de Segunda Instância de Macau deu razão ao Governo em anular a venda dos terrenos envolvidos no maior caso de corrupção do território, onde estava em construção um empreendimento de luxo de um empresário de Hong Kong.

De acordo com o jornal Ponto Final, os terrenos junto ao aeroporto de Macau, que estavam reservados para o empreendimento de luxo La Scala, do empresário Joseph Lau, dono da empresa Moon Ocean, vão voltar ao Governo.

O magnata Joseph Lau, juntamente com o seu antigo sócio Steven Lo, foi condenado em 2014 por corrupção e lavagem de dinheiro no negócio envolvendo a compra do terreno, um caso que já tinha levado à prisão, anos antes, o antigo secretário das Obras Públicas de Macau Ao Man Long, naquele que foi o maior escândalo de corrupção da Região Administrativa Especial de Macau.

A decisão é de quinta-feira passada mas só hoje é publicada pelo jornal, que dá conta que o acórdão não está disponível para consulta e que as partes ainda não foram notificadas da decisão.

A Moon Ocean, empresa offshore, comprou os cinco lotes em 2006, tendo o Tribunal Judicial de Base entendido que os dois empresários de Hong Kong conseguiram os terrenos em troca de um suborno de 20 milhões de patacas (2,2 milhões de euros), pago a Ao Man Long.

No entanto, lembra o Ponto Final, a decisão do Governo de Macau de anular a venda dos terrenos à Moon Ocean foi tomada antes de os magnatas serem julgados, sendo esse um dos argumentos usados pela defesa dos empresários quando decidiram recorrer desta medida.

ISG // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana