sexta-feira, 4 de abril de 2014

CABO VERDE E VATICANO RATIFICAM CONCORDATA




Cabo Verde e o Vaticano trocaram hoje (ontem) os instrumentos de ratificação da Concordata, e o secretário de Estado da Santa Sé relevou o facto de o documento constituir um ponto de partida para o reforço das relações bilaterais.

Citado pelos Serviços de Informação do Vaticano (SIV), o cardeal Pietro Parolin destacou a "excelente colaboração" existente em Cabo Verde entre as autoridades políticas e a Igreja Católica, ressalvando tratar-se de um "momento histórico" para os fiéis cabo-verdianos.

"O ato solene que hoje celebramos não constitui um ponto de chegada, mas sim a renovação do comprometimento das duas partes para dar o melhor em prol do povo de Cabo Verde", afirmou o "primeiro-ministro" do Vaticano, ladeado pelo chefe do executivo cabo-verdiano, José Maria Neves.

"Para a Igreja Católica cabo-verdiana, este ato tem o valor de um momento histórico, de um sinal da excelente colaboração entre as autoridades políticas e a comunidade católica" no arquipélago, acrescentou, lembrando que as relações entre os dois Estados datam de 1976, um ano depois de o país aceder à independência.

Para Pietro Parolin, a ratificação da Concordata, assinada pelas duas partes a 10 de junho de 2013, na Cidade da Praia, constituiu também uma "oportunidade para refletir" sobre a "grande evolução" das relações entre a Santa Sé e Cabo Verde.

"Ao longo dos anos tem sido percorrido um caminho frutuoso e cordial. Têm também sido criados os alicerces para o aumento de uma colaboração efetiva e longa, o que permitirá responder adequadamente às exigências pastoreais e sociais", sublinhou.

De manhã, à Rádio de Cabo Verde (RCV), José Maria Neves afirmara que, no encontro com o papa Francisco, iria reiterar o convite feito já pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, para uma visita pastoral ao arquipélago, onde foi criada a primeira diocese católica em África (31 de janeiro de 1533).

"Este é o nosso desejo, mas dependerá muito da agenda do santo padre, que é extraordinariamente difícil. Mas vamos reiterar o convite e esperar que, tão cedo quanto possível, o papa nos visite e apresente, a partir de Cabo Verde, a sua mensagem aos cabo-verdianos e aos católicos africanos", afirmou, horas antes da audiência.

A ratificação dos instrumentos da Concordata decorreu na Sala dos Tratados do Palácio Apostólico do Vaticano, na presença do cardeal Dominique Mamberti, secretário de Estado da Santa Sé para as Relações com os Estados, e que assinara o documento na Cidade da Praia.

A Concordata, que consolida os laços de amizade e de colaboração entre as duas partes, congrega 30 artigos e estabelece as respetivas bases legais e normativas.

Entre outros aspetos, a Concordata reconhece o domingo como dia de descanso e regula várias áreas comuns de interesse, destacando-se as de obrigação de proteção dos locais de culto e de celebração, de regulação das questões civis ligadas ao casamento canónico e o julgamento eclesiástico do matrimónio.

Por outro lado, garante o apoio das instituições na instrução e educação, o ensino de Religião na escola, a ajuda humanitária da Igreja e o apoio pastoral às Forças Armadas, nas prisões e nos hospitais, e ainda questões ligadas à propriedade e ao regime de impostos.

A Concordata entra em vigor 30 dias após a troca de instrumentos de ratificação, isto é a 03 de maio.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana