sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sismo no Chile: LEVANTADO ALERTA DE TSUNAMI APÓS FORTE RÉPLICA




As autoridades chilenas levantaram hoje (ontem) o alerta de tsunami a nível nacional, emitido após uma forte réplica ter sacudido o norte do país, um dia depois do sismo de 8,2 na escala de Richter.

"Os Serviços Hidrográficos e Oceanográficos da Marinha anularam o alerta de tsunami para todo o território nacional", declarou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em conferência de imprensa.

A magnitude da réplica, a mais forte registada na sequência do terramoto ocorrido na noite de terça-feira, foi revista em baixa de 7,8 para 7,6.

"As pessoas podem regressar tranquilamente às suas casas", acrescentou o ministro.

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, que se encontra na cidade de Arica para se inteirar da situação no terreno, elogiou hoje a resposta dos cidadãos e das autoridades do norte do país, na sequência do potente terramoto que causou seis mortos e graves danos materiais.

Michelle Bachelet, que viajou na quarta-feira para a zona afetada, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como "todas as outras pessoas" para uma zona alta da cidade após a forte réplica registada na noite de quarta-feira.

A chefe de Estado chilena seguiu depois para a sede regional do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi), onde se concentra a informação sobre o que vai sucedendo naquela zona do país, explicou aos jornalistas.

"Viemos para ver como podemos ajudar e não para incomodar. Queremos saber qual é a situação atual e tentar ser úteis", disse.

Lusa, em Diário de Notícias – foto Ivan Alvarado - Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana