quarta-feira, 2 de julho de 2014

Neo-zelandesa condenada a 10 meses de prisão na Indonésia por fumar charro




Denpasar, Indonésia, 2 jul (Lusa) - Uma neozelandesa foi condenada hoje na Indonésia a dez meses de prisão, alguns meses após ter sido detida em Bali com um charro, num país famoso pelas sanções severas contra a droga.

"Leeza Tracey Ormsby foi considerada culpada de consumo ilegal de droga e condenada a dez meses de prisão", declarou Parulian Saragih, presidente do tribunal do distrito de Denpasar, a capital de Bali, no sul da Indonésia.

A mulher de 37 anos tinha sido detida em Bali em fevereiro deste ano. A polícia descobriu o cigarro com substâncias ilegais na sua mala, assim como haxixe e comprimidos de 'ecstasy' escondidos num armário. No entanto, foi apenas julgada pela posse do charro, com as outras drogas a motivarem uma investigação à parte.

Na audiência, a neozelandesa, habitante em Sydney no momento da sua detenção, confessou ter fumado o charro mas afirmou que as outras drogas não lhe pertenciam.

O procurador queria 15 meses de prisão para a acusada mas o tribunal decidiu mostrar clemência, reconhecendo que ela "confessou os atos" e que "não voltaria a cometer o mesmo erro".

Após a pronúncia da pena, a acusada dirigiu-se aos juízes para lhes agradecer.

A Indonésia é um dos países do mundo onde o tráfico de droga é mais severamente punido e os infratores podem ser condenados à morte.

Em 2013, uma avó britânica de 56 anos foi detida no aeroporto de Denpasar por posse de cinco quilos de cocaína, vindo a ser condenada à pena de morte por tráfico de droga por um tribunal em Bali. Está atualmente no corredor da morte após ver dois recursos sobre a sua pena rejeitados pela justiça.

Num outro caso, um procurador de Bali exigiu 17 anos de prisão contra um francês acusado de tráfico de droga após a sua detenção em janeiro de 2013 no mesmo aeroporto na posse de metanfetaminas. A sua condenação será conhecida nas próximas semanas.

HZL/APN //APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana